30/09/2025 11h04
Foto: Divulgação
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro, foi fechado para pouso e decolagens, na manhã desta terça-feira (30), por conta de óleo na pista. A previsão era reabrir o terminal somente às 17h.
De acordo com o site oficial da Infraero, até as 10h30, 48 voos tinham sido cancelados e, pelo menos, 12 estavam atrasados. Quatro foram transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão.
Foto: Divulgação
Veículo de inspeção derramou óleo próximo à cabeceira da pista na madrugada. O local é usado tanto em pousos, na frenagem de aeronaves, quanto durante decolagens. Na manhã desta terça-feira (30), equipes de manutenção ainda trabalham na limpeza do local
“As operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont encontram-se suspensas em decorrência de vazamento de óleo na pista de um veículo durante manutenção preventiva, realizada no período noturno, quando não há operações no aeroporto. As providências para limpeza e liberação da pista já foram tomadas, para garantir a segurança e para que as operações sejam retomadas o mais breve possível”, informou a Infraero, operadora do aeroporto, através de nota.
Incidente provocou atrasos, cancelamentos e desvios de voos. Conforme o painel de voos disponibilizado no site do aeroporto, nenhuma aeronave partiu do Santos Dumont.
O problema no Santos Dumont provoca efeito cascata em outros aeroportos do País. Congonhas, em São Paulo, é um dos mais afetados, já que as duas localidades realizam diariamente dezenas de voos de ponte aérea Rio-São Paulo.