19/09/2025 10h25
Foto: Thiago del Rey
A companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal planeja um aumento de capacidade temporário em suas operações no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), e no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro / Val-de-Cans, de Belém (PA), com troca de um avião de fuselagem estreita (narrowbody) por um de fuselagem larga (widebody).
Depois de 8 anos sem voos regulares à capital do Amazonas e de 10 anos à capital do Pará, a TAP voltou a servir as duas cidades em 2024, com os aviões Airbus A321neo, com capacidade para 168 passageiros, em serviço conjugado.
Com isso, atualmente, três vezes por semana, o voo vem de Lisboa, pousa em Belém, segue para Manaus, retorna para Belém e parte de volta para a capital portuguesa.
Entretanto, a partir de 5 de novembro, mantendo a mesma frequência de 3 operações por semana, a empresa aérea planeja alocar seus Airbus A330-200, com capacidade para 269 viajantes, nesse serviço aos dois destinos brasileiros.
Além da troca do modelo de avião, também mudará o itinerário, pois os voos chegarão direto a Manaus, depois seguirão a Belém e então retornarão a Lisboa.
Segundo dados do sistema de voos programados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), essa mudança de modelo de aeronave deve perdurar até o dia 24 de novembro, quando o A321neo voltará à operação.
Não por acaso, esse período de ampliação de capacidade coincide com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que reunirá em Belém, entre 10 e 21 de novembro, líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil do mundo todo.