03/10/2025 14h45
Foto: Divulgação
A Amazon Brasil anuncia uma nova etapa na expansão do programa FBA - Logística da Amazon com a integração de mais um centro de distribuição, desta vez em Cabo de Santo Agostinho (PE). Anteriormente dedicado às operações de varejo da própria Amazon, este polo logístico agora abrirá suas portas para vendedores parceiros do serviço de marketplace. A novidade permitirá que empreendedores locais armazenem seus produtos diretamente na unidade, beneficiando-se da completa infraestrutura logística da Amazon, que abrange desde o recebimento e armazenamento até o envio, entrega e serviço de atendimento ao cliente.
Com esta nova operação, a adesão ao programa FBA em Pernambuco será simplificada. Vendedores parceiros poderão operar com seus próprios CNPJs locais. Essa novidade marca mais um passo na estratégia logística da Amazon em Pernambuco, que, com investimentos superiores a R$ 2,1 bilhões desde 2010, se consolida como o segundo estado que mais recebeu aportes da empresa no Brasil.
A expansão do programa representa uma oportunidade significativa de crescimento para os vendedores parceiros. Dados internos da Amazon revelam que empresas que optam pelo programa FBA - Logística da Amazon podem alcançar, em média, um aumento de quatro vezes em suas vendas. Esse notável crescimento é atribuído diretamente à elegibilidade dos produtos ao selo Prime, possibilitando entregas grátis no mesmo dia em mais de 170 cidades e em um dia útil para mais de 1.100 municípios brasileiros.
Além disso, ao aderir ao FBA, os vendedores se beneficiam de uma gestão integrada de estoque, logística de envios e serviço de atendimento ao cliente realizada integralmente pela Amazon, podendo dedicar seu tempo ao crescimento dos seus negócios enquanto a parte operacional é executada pela empresa.
Esta implementação é resultado direto de negociações bem-sucedidas e estratégicas com o governo do Estado de Pernambuco e sua viabilização foi impulsionada pela tecnologia desenvolvida localmente pela Amazon, que demonstrou a capacidade de reduzir em até 95% o volume de trabalho técnico necessário para o lançamento.
Como parte do plano de expansão nacional da infraestrutura logística da empresa, o programa FBA - Logística da Amazon tem previsão de ser estendido aos Centros de Distribuição localizados no Distrito Federal e no Rio de Janeiro até o final de 2025. Essa série de implementações reforça o compromisso da Amazon com o desenvolvimento do e-commerce em todo o território nacional.
Como participar
Para participar do FBA – Logística da Amazon, o vendedor deve ter um CNPJ ativo nos estados elegíveis e enquadrar-se no regime tributário correspondente (Regime Regular ou Simples Nacional, conforme o estado), além de uma conta Amazon ativa. O processo é simplificado em três etapas: 1) Listar os produtos no FBA e configurar o Faturador Amazon; 2) Criar um envio e preparar os produtos; 3) Aguardar a coleta da Amazon ou realizar o envio desses produtos.