21/08/2025 11h30
Foto: Eve Air Mobility - Divulgação
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou o investimento de R$ 405,3 milhões — quase US$ 75 milhões — na Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que está desenvolvendo um modelo de eVTOL, também conhecido como "carro voador".
O aporte do banco público será por meio da BNDES Participações S.A., com a subscrição de BDRs (Brazilian Depositary Receipts), certificados emitidos no Brasil, lastreados em ações ordinárias emitidas pela Eve nos EUA, em uma oferta privada liderada pela subsidiária.
O modelo do "carro voador" será fabricado em Taubaté (SP), no Vale do Ribeira. Segundo o BNDES, o investimento busca fortalecer a estrutura de capital e apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento essenciais para a execução do Plano de Negócios da Eve.
“Essa captação de recursos representa um importante marco em nossa trajetória, contribuindo com a nossa visão e impulsionando nossa missão de transformar a mobilidade urbana. Estamos orgulhosos em poder contar com a participação do BNDES e valorizamos profundamente o compromisso contínuo da Embraer com a Eve e nosso programa”, disse o CEO da Eve, Johann Bordais.
A Eve incorpora tecnologias como propulsão elétrica, sistemas autônomos e conectividade no desenvolvimento do seu eVTOL, promovendo a inovação e transformação digital.
Em paralelo às atividades de prototipagem, a Eve desenvolve software proprietário de gestão de tráfego aéreo urbano, otimizando o suporte aos usuários do ecossistema de mobilidade aérea urbana.
O eVTOL desenvolvido pela Eve acomoda cinco pessoas (quatro passageiros e um piloto) com 100 km de autonomia, que permite cobrir trajetos urbanos, como conexões entre centros comerciais, bairros residenciais e hubs de transporte.
A Eve planeja construção da unidade fabril em Taubaté para produção comercial de eVTOLs a partir da obtenção da Certificação de Tipo exigida pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).