Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

BYD Dolphin Mini é o elétrico mais vendido no varejo

Com 3.036 unidades em agosto, o modelo ficou atrás apenas de Polo, HB20 e Argo entre os compactos

25/09/2025 10h38

Foto: BYD - Divulgação

O mercado brasileiro de veículos elétricos registrou um novo marco em agosto de 2025. O BYD Dolphin Mini não só foi o elétrico mais vendido no varejo, como também se destacou entre os compactos, superando modelos consagrados a combustão como Chevrolet Onix, Fiat Pulse e ficando muito próximo da novidade VW Tera, nesse recorte que é importante por revelar as escolhas dos consumidores finais. 

Com 3.036 unidades vendidas no varejo, o Dolphin Mini ficou na 4ª posição entre os hatchs compactos, atrás apenas de Polo (5.214), HB20 (3.438) e Argo (3.389). Considerando todos os compactos – hatchs e SUVs compactos –, também foi um destaque, ficando à frente de modelos bem tradicionais como Fiat Pulse (2.891) e Chevrolet Onix (2.900).

Se somar as vendas do BYD Dolphin padrão (1.208 unidades), a família Dolphin atingiu 4.244 unidades no varejo, volume superior ao de diversos modelos tradicionais e um indicativo da crescente aceitação de veículos elétricos pelo consumidor brasileiro.

Vendas no varejo – Agosto/2025 – Compactos (hatch e SUV compacto)

Fonte: Fenabrave

O desempenho do Dolphin Mini reflete tanto seu preço competitivo quanto a mudança no perfil de consumo. Brasileiros estão optando por veículos elétricos por conta de sua maior eficiência, menor impacto ambiental e nível de tecnologia superior quando comparados com seus equivalentes a combustão. Além disso, também devido a benefícios como isenção de IPVA em alguns estados, menor custo de abastecimento em relação à gasolina e isenção de rodízio em cidades como São Paulo (SP). 

O crescimento do segmento de carros elétricos também é expressivo: em agosto de 2025, foram vendidos 7.603 automóveis e comerciais leves elétricos, um aumento de 48,84% em relação a agosto de 2024 (5.108 unidades). No acumulado do ano, o segmento soma 45.126 unidades, alta de 10,11% sobre 2024, enquanto o mercado total de automóveis apresentou queda de 5,88%. A BYD mantém liderança absoluta, com 76,36% de participação no mercado de elétricos no acumulado de 2025.

Esse resultado forte confirma que, mesmo com um mercado automotivo mais retraído e poucos incentivos diretos, os carros elétricos seguem ganhando espaço, e modelos como o BYD Dolphin Mini desempenham papel central na popularização da mobilidade elétrica no Brasil.

Fonte: Inside Evs