26/09/2025 11h04
Foto: BYD - Divulgação
A BYD contratou 365 novos profissionais em setembro para o complexo industrial que está sendo implantado em Camaçari (BA). A unidade, que será a maior fábrica de carros elétricos da América Latina e a maior da empresa fora da China, já reúne aproximadamente 1.500 trabalhadores, consolidando-se como um dos principais polos de geração de emprego no estado.
Do total de vagas preenchidas, 80% foram destinadas a funções operacionais e técnicas, incluindo operadores de produção, operadores de logística, inspetores de qualidade e técnicos em mecânica e elétrica. No setor administrativo, destacam-se posições estratégicas para engenheiros e profissionais de planejamento e controle de produção (PCP), essenciais para a estruturação da linha de montagem.
Inclusão e diversidade no processo seletivo
Ainda em setembro, a BYD lançou 50 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs), em parceria com o SineBahia, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a diversidade. A ação amplia as oportunidades para diferentes perfis profissionais, fortalecendo a integração social e o papel da indústria como vetor de transformação econômica.
Os interessados em novas oportunidades podem se inscrever por meio do SineBahia, do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) em Camaçari, ou diretamente pela plataforma Gupy (bydbrasil.gupy.io).
Expansão industrial
A BYD estima gerar 20 mil empregos diretos e indiretos até a plena operação do complexo de Camaçari, o que deve impactar positivamente a economia baiana com novos postos de trabalho, qualificação de mão de obra e fortalecimento da cadeia produtiva local.
Além da produção de veículos elétricos, o projeto do complexo industrial contribui para consolidar a Bahia como referência em tecnologia verde e inovação industrial no setor automotivo. Esse movimento acompanha a estratégia da empresa de ampliar sua presença no Brasil, onde já mantém fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM).