10/12/2025 15h17
Foto: Divulgação
A BYD continua sua rápida expansão de portfólio na China, e o mais recente modelo a surgir em homologação no Ministério da Indústria e Tecnologia (MIIT) é o Qin Max. Este sedã totalmente elétrico está programado para estrear oficialmente no início de 2026 e, embora não haja planos de importação para o Brasil neste momento, ele serve como um indicativo claro da estratégia da BYD para estruturar sua linha de sedãs com foco em sofisticação e desempenho.
O Qin Max se posiciona como um sedã médio-superior, integrando a renomada série Dynasty da BYD e ficando acima do modelo de entrada chinês, o Qin Plus.
Visualmente, o Qin Max adota a nova linguagem de design da marca, a “Dragon Face”, que está sendo implementada em diversos lançamentos futuros.
Maior e mais potente que o King brasileiro
O Qin Max é notavelmente maior e mais espaçoso que o BYD King, sedã híbrido atualmente comercializado no Brasil, o que justifica seu posicionamento superior na China.
Com um entre-eixos 10 cm maior que o King, o Qin Max promete mais conforto interno. Em termos de motorização, o modelo elétrico será oferecido em duas configurações de potência: 163 cv e 326 cv (a mais potente superando o atual Qin L EV). O sedã utiliza baterias de ferro-lítio, e sua velocidade máxima varia entre 170 km/h e 190 km/h, dependendo da versão.
Este lançamento consolida a hierarquia da família Qin na China (Qin Plus, Qin L e agora Qin Max), demonstrando uma clara intenção da BYD de oferecer uma gama de sedãs para diferentes faixas de mercado, um movimento que já é visto em sua família de SUVs, como os modelos Song Pro, Plus e Premium.
Apesar de a prioridade brasileira ser o BYD King, o lançamento do Qin Max indica que a BYD tem à disposição uma vasta linha de sedãs para ocupar todos os nichos, o que pode abrir portas para novas importações no futuro.