Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Canal do Panamá espera menos trânsitos em 2026

Está prevista uma média de 33 trânsitos diários, três a menos do que em condições normais

28/09/2025 11h00

Foto: Divulgação

A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) prevê que, em 2026, o trânsito de embarcações pela hidrovia interoceânica permanecerá abaixo de sua capacidade máxima devido à menor demanda por importações para os Estados Unidos, informou a Alphaliner. 

O administrador do ACP, Ricaurte Vásquez Morales, indicou que o Canal lidaria com uma média de 33 trânsitos diários em 2026, abaixo dos 36 navios que pode receber em condições normais. Ele explicou que as medidas tarifárias dos EUA e a consequente desaceleração do comércio dificultariam a recuperação total dos níveis de tráfego observados antes da seca de 2023/24.

Em agosto de 2025, o Canal atingiu uma média de 32,5 tráfegos diários, uma melhora em relação ao período de restrições hídricas, embora ainda não tenha atingido sua capacidade máxima. Em termos financeiros, a ACP espera encerrar o ano fiscal de 2025 com uma receita bruta próxima a US$ 5 bilhões, impulsionada pelo avanço das importações antes da aplicação das tarifas. No entanto, a agência espera que essa tendência se modere nos próximos meses, afetando particularmente os importadores da Costa Leste e da Costa do Golfo dos Estados Unidos.

Fonte: Mundo Marítimo