Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Canal do Panamá inicia a temporada de cruzeiros de 2025-2026

O Queen Elizabeth marca a primeira de mais de 195 viagens programadas para o período

11/10/2025 11h23

Foto: Divulgação

O Canal do Panamá inaugurou oficialmente a temporada de cruzeiros de 2025-2026 com a passagem do Queen Elizabeth, que cruzou a hidrovia interoceânica em direção ao norte, como parte de uma viagem de 22 dias partindo de Seattle, Washington. Esta travessia marca a primeira de mais de 195 viagens programadas para o período.

De acordo com Albano G. Aguilar, especialista em análise e previsão de mercado do Escritório de Assuntos Corporativos do Canal, espera-se uma ligeira redução no número de trânsitos em comparação à temporada anterior, devido às estratégias de otimização de custos implementadas pelas principais linhas de cruzeiros, incluindo itinerários mais curtos e maior utilização de instalações no Caribe.

Durante esta temporada, empresas como a Norwegian Cruise Line, a Carnival Cruise Line e a Royal Caribbean Cruises continuarão a oferecer itinerários com travessias totais e parciais pelo Canal. 

Cinco navios de cruzeiro farão sua primeira travessia pelo Canal do Panamá: o Aidadiva, o Brilliant Lady, o Celebrity Ascent, o Disney Adventure e o Star Seeker. Além disso, 41 navios Neopanamax estão programados para transitar, incluindo cinco dos maiores — o Norwegian Bliss, o Norwegian Joy e o Norwegian Encore. Alguns desses navios, como o Celebrity Ascent, o Brilliant Lady, o Aidadiva e o Disney Adventure, farão sua estreia nas novas eclusas.

Um milhão de visitantes durante o ano fiscal

Coincidindo com o início da temporada de cruzeiros, o Canal do Panamá atingiu um milhão de visitantes em um único ano fiscal. De fato, a hidrovia interoceânica é uma das principais atrações turísticas do país. Desde sua transferência para a administração panamenha, expandiu sua infraestrutura turística com a criação do Centro de Visitantes de Miraflores em 2003, seguido pelo Centro de Visitantes de Água Clara, na província de Colón (2012), e, mais recentemente, o Mirante de Gatún. 

Fonte: Mundo Marítimo