29/09/2025 10h06
Foto: Divulgação
A Cattalini Terminais Marítimos ampliou a profundidade do berço externo do seu píer privado, passando de 13,10 para 13,30 metros. Com o incremento de 20 centímetros, a companhia eleva a viabilidade para receber navios da classe LR1, que possuem maior volume de carga, e ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, 1.500 toneladas de granéis líquidos por navio.
Para o diretor operacional e comercial da empresa, Lucas Guzen, os investimentos feitos no píer da Cattalini, para sua modernização e segurança, reforçam o compromisso da companhia em oferecer operações mais eficientes e competitivas.
“Nossos projetos de melhorias consolidam a Cattalini como parceira estratégica de nossos clientes e reforçam nosso papel no crescimento do Porto de Paranaguá como referência global. É um passo importante que combina inovação, segurança e competitividade, garantindo operações mais ágeis e confiáveis para todos os nossos parceiros”, afirma Guzen.
A formalização do aumento do calado operacional ocorreu recentemente, por meio da Portaria nº 188/2025/APPA, que homologa o aumento de calado operacional do Canal de Navegação, Bacia de Evolução, Berços de atracação do cais comerciais e berço externo do píer da Cattalini. O documento tem a anuência das Autoridades Marítima e Portuária e da Praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios. A medida do calado refere-se à distância entre a linha d’água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa do navio que fica submersa.
O berço externo do píer Cattalini tem capacidade para receber navios de até 229 metros de comprimento e 70 mil DWT (Deadweight Tonnage, em português, Tonelagem de Porte Bruto) que representa a soma de todos os pesos que um navio pode carregar de maneira segura. O berço interno tem calado de 12,5 metros e é preparado para receber navios de até 190 metros de comprimento e 50 mil DWT.
Inovação
O píer da Cattalini Terminais conta com sistema inédito de monitoramento de atracação a laser no Porto de Paranaguá, capaz de registrar dados durante a aproximação dos navios. Por meio de um painel numérico, o sistema informa em tempo real a velocidade e a distância do navio em relação ao berço de atracação, auxiliando práticos e rebocadores a executarem as manobras com máxima segurança e agilidade. Como recurso adicional, foram instalados semáforos com luzes verde, amarela e vermelha, que orientam visualmente os limites de velocidade para a atracação.
A estrutura também possui dolfins, defensas, cabeços de amarração e cabrestantes que ampliam a capacidade de receber navios com maior potencial de carga.
No campo tecnológico, o píer da Cattalini é dotado de sistemas avançados de monitoramento ambiental e meteorológico. Entre eles, a Plataforma Sismo – Hidromares, que disponibiliza em tempo real informações sobre correntes marítimas e ventos. Outro recurso é o marégrafo homologado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que acompanha o nível e o comportamento das marés, integrado ao sistema Webpilots. Complementa esse conjunto a Plataforma Medusa – Argonáutica, que fornece previsões meteorológicas detalhadas com até sete dias de antecedência, auxiliando na previsão de manobras e operações marítimas.