06/10/2025 11h29
Foto: Cosco - Divulgação
O navio porta-contêineres Libra da Cosco Shipping, construído em 2018 e com capacidade nominal de 20.119 TEUs, voltou ao serviço após passar por uma conversão de quatro meses para propulsão dupla de metanol, relata o Alphaliner.
O trabalho foi realizado no estaleiro da Ilha Changxing da Cosco Shipping Heavy Industry (CHI), divisão de construção naval do grupo. O projeto incluiu a conversão do motor principal MAN B&W 11S90ME-C10.5 para um MAN B&W 11S90ME-LGIM10.5, adequado para operação com metanol, bem como a modernização de todos os motores auxiliares, a instalação de um novo tanque de metanol de grande capacidade e sistemas de tubulação adicionais.
Devido à menor densidade energética do metanol, o tanque ocupa um espaço considerável e reduzirá a capacidade de carga do navio. Embora a Cosco ainda não tenha divulgado números oficiais, a Alphaliner estima a nova capacidade em cerca de 19.700 TEUs.
A Cosco não é a primeira operadora a realizar esse tipo de transformação. Em 2024, a Maersk converteu seu navio porta-contêineres de 15.282 TEU, o Maersk Halifax, no Estaleiro Ásia-Pacífico, estendendo o comprimento do navio de 353 para 367 metros para compensar a perda de capacidade causada pelos tanques de metanol.
O “Cosco Shipping Libra” é um navio Megamax-23 com 399,80 metros de comprimento e 58,60 metros de boca (23 fileiras). Foi construído no Estaleiro Dalian (DSIC) e entregue em julho de 2018, como parte de uma série de cinco navios irmãos construídos pela DSIC (2) e pela CSSC Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (3).
Embora este seja o primeiro navio convertido para metanol da Cosco, não é seu primeiro porta-contêineres de combustível duplo. Em junho deste ano, a companhia marítima recebeu o Cosco Shipping Yangpu (16.136 TEUs), o primeiro de uma série de mais de 20 navios prontos para metanol construídos pelos estaleiros Cosco e DACKS.
Após seu retorno ao serviço, o Cosco Shipping Libra se juntou ao serviço Ásia-Europa 'NEU2' (AEU3) da Ocean Alliance, que utiliza uma frota mista de navios MGX-23 e MGX-24 operados pela Cosco Shipping Lines, incluindo alguns fretados internamente por sua subsidiária OOCL.
Fonte: Mundo Marítimo