Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Cosco converte navio para propulsão dupla de metanol

A capacidade do Cosco Shipping Libra foi reduzida para cerca de 19.700 TEUs

06/10/2025 11h29

Foto: Cosco - Divulgação

O navio porta-contêineres Libra da Cosco Shipping, construído em 2018 e com capacidade nominal de 20.119 TEUs, voltou ao serviço após passar por uma conversão de quatro meses para propulsão dupla de metanol, relata o Alphaliner.

O trabalho foi realizado no estaleiro da Ilha Changxing da Cosco Shipping Heavy Industry (CHI), divisão de construção naval do grupo. O projeto incluiu a conversão do motor principal MAN B&W 11S90ME-C10.5 para um MAN B&W 11S90ME-LGIM10.5, adequado para operação com metanol, bem como a modernização de todos os motores auxiliares, a instalação de um novo tanque de metanol de grande capacidade e sistemas de tubulação adicionais.

Devido à menor densidade energética do metanol, o tanque ocupa um espaço considerável e reduzirá a capacidade de carga do navio. Embora a Cosco ainda não tenha divulgado números oficiais, a Alphaliner estima a nova capacidade em cerca de 19.700 TEUs.

A Cosco não é a primeira operadora a realizar esse tipo de transformação. Em 2024, a Maersk converteu seu navio porta-contêineres de 15.282 TEU, o Maersk Halifax, no Estaleiro Ásia-Pacífico, estendendo o comprimento do navio de 353 para 367 metros para compensar a perda de capacidade causada pelos tanques de metanol.

O “Cosco Shipping Libra” é um navio Megamax-23 com 399,80 metros de comprimento e 58,60 metros de boca (23 fileiras). Foi construído no Estaleiro Dalian (DSIC) e entregue em julho de 2018, como parte de uma série de cinco navios irmãos construídos pela DSIC (2) e pela CSSC Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (3).

Embora este seja o primeiro navio convertido para metanol da Cosco, não é seu primeiro porta-contêineres de combustível duplo. Em junho deste ano, a companhia marítima recebeu o Cosco Shipping Yangpu (16.136 TEUs), o primeiro de uma série de mais de 20 navios prontos para metanol construídos pelos estaleiros Cosco e DACKS.

Após seu retorno ao serviço, o Cosco Shipping Libra se juntou ao serviço Ásia-Europa 'NEU2' (AEU3) da Ocean Alliance, que utiliza uma frota mista de navios MGX-23 e MGX-24 operados pela Cosco Shipping Lines, incluindo alguns fretados internamente por sua subsidiária OOCL.

Fonte:  Mundo Marítimo