24/08/2025 07h27
Foto: Divulgação
A Evergreen recebeu a entrega do navio "Ever Meta", um porta-contêineres com capacidade para 15.372 TEUs, construído pela Samsung Heavy Industries (SHI) na Coreia do Sul. É o penúltimo de uma série de 20 navios da classe "M-NPX", encomendados pela companhia marítima no início de 2021.
O estaleiro sul-coreano planeja concluir a série com a entrega do "Modelo Ever". Posteriormente, a SHI iniciará a entrega dos primeiros navios da nova classe "E", uma série de 16 porta-contêineres de 16.550 TEUs prontos para operar com metanol, cuja primeira entrega corresponderá ao "Ever Eco".
Características técnicas
Os navios da classe "M" têm 366 metros de comprimento, 51 metros de boca (20 fileiras de contêineres) e são equipados com motores principais WinGD 9 X92, capazes de gerar 48.500 kW de potência e atingir uma velocidade máxima de 23 nós.
Além disso, possuem cinco geradores a diesel que produzem 17.500 kW de eletricidade, podendo abastecer até 1.000 contêineres refrigerados. Nas últimas sete unidades da série, um defletor de vento foi incorporado à proa, projetado para reduzir a resistência aerodinâmica.
Após sua entrega, o "Ever META" partiu do estaleiro da Samsung na Ilha de Geoje para Cai Mep, no Vietnã, onde iniciará as operações no serviço Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos ('AWE2'), parte da rede Ocean Alliance, denominada pela Evergreen como 'AUE'.
Fonte: Mundo Marítimo