10/12/2025 10h33
Foto: Divulgação
O setor de transporte marítimo ainda não tem uma data prevista para a retomada completa do trânsito pelo Canal de Suez, de acordo com o CEO da Hapag-Lloyd, Rolf Habben Jansen. A indústria continua avaliando as condições de segurança na região do Mar Vermelho, onde, desde novembro de 2023, diversas companhias de navegação desviaram suas rotas para contornar a África a fim de evitar ataques a navios mercantes.
As interrupções começaram após as ações dos militantes houthis do Iêmen, que alegavam agir em apoio aos palestinos no contexto do conflito entre Israel e Gaza. Embora um acordo de cessar-fogo alcançado em outubro tenha gerado expectativas de melhoria, as principais companhias de navegação mantêm uma postura cautelosa.
Durante uma conferência virtual com clientes, Habben Jansen explicou que, caso a passagem pelo Canal de Suez seja retomada, a mudança será implementada progressivamente. Segundo o executivo, o processo levará entre 60 e 90 dias para reorganizar a logística atual e evitar congestionamentos repentinos nos portos.
"Não há uma data definida, e quando chegar, será gradual", insistiu ele, acrescentando que os clientes serão informados assim que houver novidades.
Fonte: Reuters