22/09/2025 11h34
Foto: Divulgação
A Maersk encomendará uma nova série de grandes navios porta-contêineres, de acordo com seu programa que inclui um pedido inicial de seis navios com possibilidade de expansão para mais seis, relata o Alphaliner.
De acordo com fontes na Ásia, a empresa solicitou cotações de estaleiros para navios porta-contêineres de propulsão dupla a GNL na faixa de 18.000 TEUs, embora esteja aberta a propostas para unidades de maior capacidade.
De acordo com relatos da Alphaliner, a Maersk está procurando navios pós-Neopanamax com comprimento próximo a 366 metros e capacidade aproximada de 18.500 TEUs. Alternativamente, os estaleiros poderiam oferecer um projeto com capacidade superior a 19.500 TEUs.
Relatórios de corretores indicam que a Maersk pode formalizar o pedido em outubro, com entregas previstas para 2028. O custo unitário desses navios porta-contêineres é estimado em cerca de US$ 210 milhões.
Atualmente, a Maersk mantém uma carteira de encomendas confirmada de 51 navios, equivalentes a 670.000 TEUs. No entanto, esse volume representa apenas 15% de sua frota operacional, um dos menores percentuais entre as dez maiores companhias marítimas do mundo, superando apenas a HMM (5,4%).
Fonte: Mundo Marítimo