03/10/2025 15h23
Foto: Divulgação
Em forte crescimento, o mercado de carros elétricos a bateria (BEV) no Brasil atingiu um marco histórico em setembro de 2025. O volume marca o primeiro mês em que as vendas de carros 100% elétricos ultrapassaram a marca de 8.000 unidades no país, segundo os dados do relatório mensal da Fenabrave.
No total, foram emplacadas 8.023 unidades, um aumento de 73,55% sobre setembro de 2024 e 5,7% em relação a agosto. No acumulado do ano, 52.904 veículos elétricos já foram emplacados, superando em 17% todo o volume registrado em 2024, quando foram vendidas 45.165 unidades, consolidando 2025 como o ano da virada para a mobilidade zero emissão no país.
O crescimento mensal demonstra que os elétricos puros estão deixando de ser um nicho e conquistando participação relevante no mercado. Em setembro, os BEVs representaram 4,5% do mercado mensal de automóveis, enquanto o acumulado do ano aponta 3,75% do total, número expressivo considerando o estágio atual da infraestrutura e oferta de modelos no Brasil - vale lembrar que há três anos essa participação era de no máximo 0,5%.
A concentração do mercado também é significativa. As três maiores marcas respondem por 87,4% de todas as vendas de BEVs até setembro, sendo que a marca líder BYD concentra sozinha 75,9%, com 40.139 unidades. A segunda e terceira colocadas (Volvo e GWM) registram 3.732 e 2.309 veículos, respectivamente. Esses números mostram o domínio de alguns fabricantes, mas também indicam espaço para expansão de concorrentes, sobretudo as novas marcas chinesas que desembarcam no país.
E analisando a tendência de crescimento ao longo do ano, o fechamento de 2025 pode ser ainda mais expressivo. Considerando uma média mensal de 5.878 unidades para os três últimos meses, o Brasil poderia encerrar 2025 com cerca de 70.000 veículos elétricos vendidos. Cenários mais otimistas, baseados no crescimento registrado em setembro, projetam um total entre 75.000 e 80.000 unidades, representando até 66% de crescimento anual em relação a 2024.
Apesar dos avanços, a consolidação dos BEVs ainda depende da ampliação da rede de recarga e de uma oferta maior de modelos elétricos, sobretudo na faixa de mercado abaixo dos R$ 150 mil. No entanto, os dados de setembro mostram que os elétricos puros estão saindo da fase de nicho e conquistando relevância no mercado brasileiro.
A chegada de marcas como Geely, GAC, Omoda-Jaecoo e Zeekr, com novos modelos e mais investimentos indica um segmento em forte expansão, com potencial de crescimento ainda maior nos últimos meses de 2025. Vamos acompanhar.