18/09/2025 08h51
Foto: Diculgação
O Governo da Bahia apresentou, na Assembleia Legislativa, os detalhes do projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Com 12,4 km de extensão sobre a Baía de Todos-os-Santos, a ponte será a maior da América Latina sob lâmina d’água.
De acordo com o cronograma, a mobilização dos canteiros começará em dezembro de 2025. As obras terão início no primeiro semestre de 2026 e a conclusão está prevista para junho de 2031.
O contrato de concessão tem duração de 35 anos, sendo um ano destinado ao licenciamento, cinco para execução da obra e 29 para operação. O aditivo contratual foi assinado em junho de 2025.
Foto: Divulgação
O traçado definido prevê ligação direta com a Via Expressa, após análise de 15 alternativas. O acesso contará com 4,4 km de viadutos e dois túneis de 425 metros. No lado de Vera Cruz, será construída uma nova rodovia e haverá a duplicação da BA-001, para facilitar o deslocamento em direção ao Recôncavo e ao Baixo Sul.
Também estão previstos conexões com as avenidas Jequitaia e Engenheiro Oscar Pontes, no bairro da Calçada. A estrutura permitirá acesso direto entre o terminal do ferry-boat, em Salvador, e a região da Gameleira, em Vera Cruz.
O projeto inclui três faixas por sentido e um separador móvel que poderá ser ajustado conforme a demanda de tráfego. O vão central terá 482 metros de largura e 85 metros de altura, permitindo a navegação de grandes embarcações. Os mastros principais alcançarão 218 metros de altura.