30/09/2025 14h17
Foto: ONE - Divulgação
A Ocean Network Express anunciou que seu navio “ONE Innovation” atingiu um recorde de carga ao movimentar 22.233 TEUs em sua rota atual para a Europa, informou a Alphaliner.
O megamax tem capacidade nominal de 24.136 TEUs, o que significa que navegou com 92,1% de seu espaço disponível ocupado. De acordo com os registros de seu transponder AIS (dispositivo que permite a uma embarcação transmitir e receber automaticamente informações sobre sua posição, curso, velocidade, etc.), a embarcação está navegando com um calado de 16,20 metros, muito próximo ao seu calado máximo operacional de 16,50 metros.
O navio está a caminho da Ásia para a Europa, passando pelo Cabo da Boa Esperança. Partiu de Singapura em 29 de agosto e tem chegada prevista a Felixstowe, Reino Unido, em 3 de outubro. O ONE Innovation, com propulsão convencional, faz parte da classe Megamax-24 e opera no serviço "FE4" da Premier Alliance, conectando os portos de Xangai, Ningbo, Kaohsiung, Yantian, Cai Mep e Singapura com Felixstowe, Roterdã, Hamburgo, Le Havre e Algeciras.
A classe de navios da Innovation é conhecida como "Classe I" e é a única em sua categoria a incorporar um 25º compartimento de contêineres na proa, aumentando sua capacidade em comparação a outros grandes navios porta-contêineres.
Vale destacar que os seis navios anteriores que quebraram o recorde de transporte de contêineres entre 2023 e o presente também pertencem à ONE, começando pelo "Infinity", que movimentou 22.206 TEUs, e terminando com o "Integrity", em 2024, com 21.954 TEUs.
Fonte: MundoMarítimo