15/10/2025 15h18
Foto: Divulgação
Com o fim da alta temporada, o bolso dos viajantes brasileiros agradece: de acordo com um novo levantamento do Kayak, principal buscador de viagens do mundo, os preços médios gerais dos voos de ida e volta, em classe econômica, partindo do Brasil para a Europa, caíram em média 22% para viagens de setembro a dezembro, comparado com viagens de junho a setembro de 2025. A análise revela uma oportunidade para quem busca economia sem abrir mão da experiência internacional.
"A Europa normalmente está no radar dos brasileiros, tanto pela riqueza cultural e histórica quanto pela facilidade de explorar vários países em uma única viagem. Em poucas horas de trem ou avião, é possível vivenciar diferentes idiomas, gastronomias e culturas, o que torna o continente especialmente atrativo. Quando os preços caem após o verão, essa experiência fica ainda mais acessível para quem sonha em fazer um roteiro completo pelo Velho Continente. Esperar pelo fim da alta temporada ainda pode proporcionar pontos turísticos menos lotados e clima mais ameno", destaca Gustavo Vedovato, Country Manager do Kayak no Brasil.
Mesmo após o verão, a Europa continua oferecendo atrações inesquecíveis para os brasileiros
Entre os 30 destinos avaliados pelo Kayak, Nápoles, a cidade da pizza, e Madri, capital da Espanha e a maior cidade do país, lideram o ranking com as maiores quedas nos preços dos voos, ambos com uma redução média de 25%.
Nápoles é a terceira maior cidade da Itália e conhecida como a casa da pizza napolitana, o que a torna um ótimo destino gastronômico. Após a alta temporada, o viajante pode desfrutar de passeios por museus, pelas ruínas de Pompeia e Herculano e pelo centro histórico de maneira mais confortável. Madri abriga museus e galerias apreciados mundialmente, assim como duas das maiores equipes de futebol da Europa que fazem valer as visitas nos estádios. Em outubro e novembro, o turista pode desfrutar do Festival Internacional de Jazz de Madri, que acontece em vários pontos da cidade.
O estudo mostra ainda que destinos populares no verão e queridos pelos brasileiros, como Roma, Barcelona e Paris, oferecem um cenário atrativo nos preços médios ao fim da estação quente, com quedas que variam de 19% a 23% em média.
Para Gustavo Vedovato, nesse caso em que o viajante que deseja aproveitar a queda no preço dos voos para a Europa para visitar o continente após a alta temporada, não terá muito tempo para se planejar, a tecnologia pode ser aliada na hora de economizar. "O Kayak oferece ferramentas gratuitas, como o alerta de preço, que permite um planejamento inteligente, avisando o viajante diariamente se o preço de um voo subir ou descer, para tomar uma decisão informada. Contando com recursos como esse e com um pouco de flexibilidade nas datas, é possível realizar uma viagem internacional ainda este ano", ressalta.