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Transporte Terrestre

Primeira fábrica da BYD no Brasil é inaugurada na Bahia

A megaestrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados e recebeu investimento que ultrapassa os R$ 5 bilhões

09/10/2025 11h29

Foto: BYD - Divulgação

A primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil será lançada nesta quinta-feira (9), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O investimento da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) no complexo é de R$ 5,5 bilhões.

A inauguração do espaço contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Também participaram o presidente da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Foto: Ricardo Stuckert - PR

A nova unidade está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.

O início das obras foi oficializado em março de 2024. Meses antes, em outubro de 2023, a BYD já tinha lançado a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia.

A megaestrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A expectativa é de geração de milhares de empregos diretos e indiretos — somente na fábrica, de até 20 mil pessoas.

A linha de produção em Camaçari contará com toda a tecnologia da marca, que investe em pesquisa e desenvolvimento.

O polo industrial envolve três unidades em Camaçari:

  • carros elétricos e híbridos;
  • caminhões e chassis para ônibus;
  • processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.

Para dar largada na produção, a BYD escolheu o BYD Dolphin Mini, atualmente o modelo elétrico mais vendido no país, com mais de 34 mil unidades vendidas. O primeiro deles, 100% brasileiro, foi apresentado em uma cerimônia no complexo industrial em julho deste ano.

Além do BYD Dolphin Mini, a produção inicial vai incluir os super híbridos BYD Song Pro (GL/GS) e BYD King (GL/GS).

Capacidade anual de 150 mil veículos

A unidade começará com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta deve evoluir gradualmente para produção nacional completa, incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

O projeto ainda inclui o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, programado e construído em uma cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o motor combina tecnologia elétrica com desempenho de última geração.

Foram 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo, em caráter experimental, da linha de produção.

Incentivos fiscais

Além da geração de empregos, a BYD fez treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. A promessa é de que esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.

A empresa anunciou que dará prioridade a fornecedores locais. Também será instalado um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.

Como contrapartida à instalação das fábricas, existe um acordo para que o governo da Bahia conceda incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, conforme previsto na legislação tributária estadual.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também sancionou em 2023 uma lei que isenta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que custam até R$ 300 mil. Para veículos acima deste valor, a taxa será de 2,5%.

A isenção do IPVA não se restringe aos veículos da montadora chinesa, aplicando-se a qualquer automóvel elétrico, representando um estímulo significativo para a indústria de veículos sustentáveis.