22/07/2025 11h03
Foto: Porto de Itajaí - Divulgação
O Porto de Itajaí é um dos principais pontos de exportação de madeira no Brasil, e essa matéria-prima levou Santa Catarina a se destacar no cenário nacional. No primeiro semestre de 2025, o estado exportou 1,3 milhão de toneladas, movimentando US$ 668,7 milhões, o equivalente a 37% de toda a exportação brasileira do setor.
De acordo com o superintendente João Paulo Tavares Bastos, Santa Catarina mais uma vez demonstra sua força no comércio exterior. "O Porto de Itajaí tem participação direta nesse resultado. Esse desempenho reforça o que temos afirmado: o Porto de Itajaí é um ativo estratégico para o Brasil. Somos parte fundamental da logística nacional e da geração de riquezas para o nosso estado", destacou.
O desempenho colocou a madeira entre os principais produtos da pauta de exportações catarinense, representando 11,4% do total arrecadado pelo estado, que somou US$ 5,85 bilhões no semestre.
A atividade impulsiona a economia regional, gera empregos diretos e indiretos, movimenta cadeias produtivas e fortalece a imagem do estado no comércio exterior.
Crescimento histórico
O Porto de Itajaí registra crescimento histórico de 1.686% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2025, quando comparado com números de 2024. O complexo movimentou 1,859 milhão de toneladas entre janeiro e junho de 2025, comparado às 104,1 mil toneladas do mesmo período do ano passado.