05/05/2025 06h32
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
3.174 vagas no programa Mais Médicos
Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira (5). O novo edital do programa foi lançado pelo Ministério da Saúde com 3.174 vagas.
A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais.
Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.
A meta do Ministério da Saúde é chegar a 28 mil profissionais até o fim de 2025.
No edital deste 41º ciclo do programa, a oferta das vagas do programa considerou o cenário atual de distribuição de profissionais no país, conforme dados do estudo Demografia Médica 2025, que aponta a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.
Do total de vagas (3.174), 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios e 108 destinadas a 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
As vagas do novo edital contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%). As vagas disponibilizadas está publicada na página eletrônica, no link Quadro de Vagas.
Novo processo seletivo na Gol
A Gol Linhas Aéreas abriu um novo processo seletivo para a contratação de copilotos para o seu quadro de tripulantes técnico As vagas oferecem a possibilidade de atuação em voos nacionais e internacionais.
Para participar, os candidatos devem possuir mínimo de 500 horas de voo, licença de piloto comercial, habilitação IFR e multimotor (válida ou vencida), PLA teórico, Inglês ICAO 4 ou superior e passaporte válido. O processo seletivo inclui cadastro, avaliação comportamental, prova teórica, simulador, análise de documentação técnica, entrevista e contratação.
O processo seletivo é composto pelas etapas de cadastro, avaliação de Gente e Cultura, prova teórica, simulador, análise de documentação técnica, entrevista, standby, envio da carta proposta e contratação.
Para participar da seleção, basta clicar aqui.
Empregadas domésticas no Brasil
As empregadas domésticas no Brasil são, em sua maioria, mulheres negras (66%), chefes de família (57%) e mães solo (34%), de acordo com um perfil inédito da categoria, que abrange quase 6 milhões de pessoas, traçado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Federação Internacional das Trabalhadoras Domésticas.
Entrevistas anônimas com 665 trabalhadoras de todas as regiões, realizadas em março, mostraram ainda que somente 25% delas têm carteira assinada, mesmo passados 12 anos da aprovação da PEC das Domésticas.
Há também lacunas na remuneração: dois terços recebem salários inferiores ao mínimo. Já as contribuições previdenciárias só são possíveis para 36% delas. Outro problema é a estafa: 70% das empregadas se sentem cronicamente cansadas.
50 anos do Museu Geológico da Bahia
O mês de maio promete movimentar a programação em celebração aos 50 anos do Museu Geológico da Bahia. Na terça-feira, dia 6, a partir das 15h, o equipamento promove mais uma edição do projeto Terças Musicais, com a apresentação da camerata Bahia Cordas, da Orquestra Sinfônica da Bahia. A entrada é gratuita.
Fundada em março de 2007, a Bahia Cordas apresenta um repertório versátil, de música barroca a sacra e popular, além de composições autorais. O grupo é formado por José Fernandes e João Campos, nos violinos; Laércio Souza dos Santos, na viola; Luís Daniel, no violoncelo e Orley Francisco, que comanda o contrabaixo.
O projeto Cameratas da OSBA tem como objetivo criar oportunidades de apreciação musical e difusão da música erudita e popular. As apresentações têm caráter artístico e didático e são marcadas pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.
Vagas abertas na Ypê
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, está com 100 vagas abertas em várias regiões do Brasil. As oportunidades contemplam diferentes níveis de senioridade, de operacional a gerencial. Desde janeiro deste ano, a empresa já contratou 556 novos colaboradores seguindo com o seu plano de crescimento no país.
Os estados com maior número de vagas são São Paulo (36 vagas), Goiás (30 vagas), Pernambuco (10) e Bahia (9 vagas). Também há vagas disponíveis em Minas Gerais, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro. As posições abrangem áreas como operações, logística, engenharia, controle de qualidade, comunicação, manutenção, vendas e projetos. As vagas estão distribuídas em cidades estratégicas para a companhia, como Amparo e Salto (SP), Campinas e São Paulo (SP), Goiânia e Anápólis (GO), Simões Filho (BA), Itapissuma (PE), entre outras.
A Ypê oferece um pacote de benefícios competitivo, incluindo assistência médica e odontológica, acesso ao Wellhub (Gympass), participação nos lucros e resultados (PPR), previdência privada, seguro de vida, transporte fretado (em algumas localidades), refeição no local, vale-alimentação e uma cesta mensal de produtos da marca.
Caravanas da Inovação Portuária
Inovar para desenvolver e impulsionar as conquistas dos portos brasileiros. Com esse propósito, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) promove nesta semana, nos dias 7 e 8 de maio, em Salvador (BA), a segunda edição das Caravanas da Inovação Portuária. A iniciativa itinerante visa fortalecer e difundir a cultura da inovação no setor portuário nacional, inspirando-se no modelo das Caravanas Federativas, criadas pelo Governo Federal para estreitar a cooperação entre União, estados e municípios.
Estão previstas as participações da secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin e demais autoridades e especialistas do setor.
O evento também busca fortalecer a integração entre os portos e as comunidades do entorno, fomentando o desenvolvimento social local por meio de atividades portuárias. A programação inclui painéis temáticos, visitas técnicas e oportunidades de networking para impulsionar a inovação no estado da Bahia. Através de fóruns e atividades práticas, a Caravana pretende promover um ambiente de diálogo aberto, com foco nos desafios à inovação nos complexos portuários do país.
Condenados por tráfico de drogas
Cerca até 110 mil pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas não tinham antecedentes criminais e poderiam ter sua pena revista para tráfico privilegiado. É o que aponta um levantamento inédito feito pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
Nesta modalidade, o tempo de prisão pode ficar abaixo de cinco anos, o que permite a substituição da detenção por outras medidas. Essa possibilidade é apontada pelo próprio conselho como uma forma de enfrentar a superlotação e as condições degradantes dos presídios brasileiros.
Para ser enquadrado como tráfico privilegiado, a pessoa deve ser réu primário, tem bons antecedentes e não ter participação em outras atividades criminosas ou ligação com o crime organizado.
O relatório do CNJ, analisou a situação de 378 mil pessoas condenadas sob a Lei de Drogas, segundo dados de abril de 2024 do Seeu (Sistema Eletrônico de Execuções Unificado).
Desse total, 29% dos presos (110 mil) eram réus primários, e portanto, teoricamente poderiam ter sido condenados a tráfico privilegiado.