Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

09/07/2025 06h26

Yacunã Tuxá produz mega-mural em Salvador

A 4ª edição do Projeto Movimento Urbano de Arte Livre (Projeto Mural) trouxe para o coração de Salvador a maior arte vertical já realizada na cidade. O mega-mural produzido por Yacunã Tuxá está situado no Edifício Oxaefuru, na Rua São Raymundo, entre o Orixás Center e a Avenida Sete de Setembro. Com 52 metros de altura, a obra marca de forma imponente a paisagem da capital e reforça a presença dos povos originários no espaço urbano.

O Mural é realizado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e foi contemplado pela Lei de Incentivo Municipal Viva Cultura com o objetivo de democratizar o acesso à arte, revitalizar espaços urbanos e valorizar artistas visuais locais e nacionais.

Com o “Somos Sementes”, o projeto Mural já conta com 21 empenas, a maioria no Comércio.

A 4ª edição do Projeto Mural está selecionando candidatos interessados em criar um mural temático na fachada de um prédio da cidade. Os interessados podem se inscrever até o próximo domingo (13), Dia Mundial do Rock, através do formulário disponível no site www.projetomural.art.br/. O MURAL é realizado através da Produtora Trevo Produções, com apoio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).

Sexteto Opus Lúmen

Importante espaço cultural da capital baiana, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira recebe nesta quarta-feira (9), a partir das 15h, o sexteto Opus Lúmen para uma programação que une música clássica e história preta e visa reforçar o incentivo às expressões artísticas e à formação cultural. A entrada é gratuita.

A apresentação, que reúne o sexteto de músicos Ilza Cruz, no fagote; Davi Britto, na trompa; Lincoln Senna, na flauta; Humberto Monteiro, na percussão; Lucas Ferreira, no clarinete; e Gabriel Paes Marcaccini, no oboé; integra o projeto Cameratas Para Todos, iniciativa da Orquestra Sinfônica da Bahia. 

Boas práticas ambientais

O Salvador Bahia Airport e mais quatro terminais operados pela Vinci Airports no Brasil foram reconhecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por suas boas práticas ambientais. A premiação ocorreu durante a cerimônia do Programa Aeroportos Sustentáveis, que avalia e estimula a adoção de práticas sustentáveis na aviação civil brasileira.

Além de Salvador, foram premiados os aeroportos de Manaus, Porto Velho, Boa Vista e Rio Branco. O programa avalia os terminais em três eixos: Sociedade, Insumos e Externalidades, com foco em ações de governança ambiental, consumo consciente de recursos e controle de impactos como emissões e ruídos.

O Aeroporto de Salvador foi premiado nos eixos Sociedade e Insumos, na categoria de terminais com mais de 5 milhões de passageiros por ano. Manaus foi reconhecido na mesma categoria, mas para aeroportos com até 5 milhões de passageiros. Já os aeroportos de Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco se destacaram no eixo Externalidades, entre terminais com até 1 milhão de passageiros ao ano.

3 mil vagas para advogados

 Foto: Bruno Concga - Secom PMS

A Catho, plataforma gratuita de empregos, iniciou a semana com 3 mil vagas para advogados anunciadas em todo o país. São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina são alguns dos estados que estão com oportunidades disponíveis.

As vagas vão desde escritórios de advocacia até departamentos jurídicos de empresas de diversos setores, e contemplam diferentes especialidades da área, como cível, trabalhista, tributário, empresarial e digital. Além disso, muitas delas oferecem benefícios como plano de carreira, vale transporte, vale alimentação, assistência médica e auxílio educação.

Os profissionais interessados que desejam um novo espaço no segmento podem se candidatar de modo totalmente gratuito através do site da Catho ou no aplicativo, disponível para download (clique aqui), e enviar o currículo.

Para uma contratação mais assertiva, é possível utilizar os filtros disponíveis pela plataforma como salário, distância, tipo de contrato (CLT, PJ ou temporário) e modelo de trabalho (home office, híbrido ou presencial).

Para mais informações, não perca tempo e baixe o app grátis.

Cursos de defesa pessoal

Muito além da atividade física, os cursos de defesa pessoal ministrados pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência da Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) proporcionam segurança, confiança e qualidade de vida para mulheres e para o público LGBT de Salvador. Completamente gratuita, a iniciativa é realizada há quase duas décadas, remontando às origens da GCM. Até junho deste ano, 647 pessoas foram capacitadas pelo programa.

De janeiro a junho de 2025, foram realizadas 19 ações para um total de 620 mulheres. As atividades ocorreram tanto na sede da GCM, na Avenida San Martin, como em diversos bairros da cidade. As atividades foram oferecidas nos formatos de workshops, oficinas e palestras.

As turmas são abertas todos os meses. Cada curso tem a duração de cinco dias, em 20 horas de aula, e são realizadas pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/). As aulas são aplicadas com técnicas adaptadas de artes marciais, como goshin jitsu, kickboxing, karatê e muay thai, dentre outras.

Quarto melhor aeroporto do mundo 

O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi eleito o quarto melhor aeroporto do mundo no ranking anual da consultoria AirHelp, divulgado nesta terça-feira (8).

A avaliação leva em conta critérios como pontualidade dos voos, qualidade dos serviços e infraestrutura comercial.

Único terminal brasileiro entre os dez primeiros colocados, o aeroporto da capital federal recebeu nota 8,47, com destaque para a pontualidade (8,6), satisfação dos clientes (8,3) e qualidade da alimentação e lojas (8,2). O levantamento analisou cerca de 250 aeroportos em 68 países, com base na experiência de 13,5 mil passageiros entre junho de 2024 e maio de 2025.

Mortalidade por hepatites

O Brasil conseguiu reduzir a mortalidade por hepatites nos últimos dez anos com o avanço da vacinação. É o que indica o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais, lançado nesta terça-feira (8) pelo Ministério da Saúde. O levantamento traz um panorama dessas doenças no país. A iniciativa integra a mobilização do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre o tema.

Segundo o boletim, em relação à hepatite B, entre 2014 e 2024, o Brasil registrou uma queda de 50% do coeficiente de mortalidade, que passou de 0,2 óbito por grupo de 100 mil habitantes para 0,1 óbito por 100 mil habitantes.

No caso da hepatite C, houve redução de 60%. Em 2024, o coeficiente de mortalidade no país foi de 0,4 óbito por 100 mil habitantes. Em 2014, era de uma morte por 100 mil habitantes.

A meta, até 2030, é reduzir os óbitos por hepatites virais em 65% e a incidência dessas doenças em 90%, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).