23/08/2025 06h31
Foto: Mário Marques - Ascom - SDE
Roda de samba
O Mercado do Rio Vermelho, a tradicional Ceasinha, em Salvador, será palco de uma grande roda de samba neste domingo (24), a partir das 13h, com o evento “Samba e Alegria na Ceasinha”. A iniciativa integra o projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), que busca fortalecer o espaço como polo de convivência e lazer.
Sem cobrança de couvert artístico, a programação terá como atração principal o sambista LAIO, prometendo animar o público com muito samba no pé.
Além desta edição, já está confirmada uma nova roda de samba no próximo dia 31 de agosto, reforçando a proposta de transformar a Ceasinha em um ponto de encontro cultural.
Saúde e bem-estar
O bairro de Pernambués, em Salvador, será palco de uma ação especial de saúde e bem-estar neste sábado (23). A iniciativa, promovida pela Allp Fit, vai oferecer serviços gratuitos à população a partir das 7h, no estacionamento da academia, localizada na Rua Thomaz Gonzaga, 706.
Ao longo do dia, serão disponibilizados atendimentos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo de IMC e avaliação nutricional rápida, além de orientações sobre saúde preventiva. O público também terá acesso a serviços voltados ao bem-estar, como massagem rápida, alongamentos guiados e orientação postural com fisioterapeuta.
A programação inclui ainda atividades físicas gratuitas e abertas ao público. Haverá aulões de dança, pilates, jump, funcional e spinning, além da liberação da musculação com acompanhamento de instrutores. Para as crianças, o Espaço Kids funcionará das 8h às 12h, com atividades recreativas monitoradas.
Para participar das atividades, é necessário realizar uma inscrição gratuita através do Sympla.
“Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”
Como transformar um destino em um lugar onde todas as mulheres se sintam seguras e bem-vindas? Buscando responder a essa pergunta, o Ministério do Turismo lançou, no primeiro dia do Salão do Turismo, que acontece em São Paulo (SP), o guia “Dicas para Atender Bem Turistas Mulheres”. A publicação, que reúne orientações práticas para que hotéis, restaurantes, guias de turismo, agências e outros negócios do setor tornem suas experiências mais inclusivas, foi tema de debate em uma roda de conversa composta exclusivamente por mulheres, no espaço de diversidade e inclusão do evento.
A publicação está disponível em formato digital para download gratuito AQUI .
Com 52 páginas, o guia foi elaborado pela jornalista e especialista em turismo Anelise Zanoni, selecionada em um edital do MTur em parceria com a Unesco, com coordenação e revisão técnica da Coordenação-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, e apoio da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MTur.
O conteúdo apresenta dados sobre o perfil da turista brasileira, pontos de destaque de entrevistas com especialistas, dicas de segurança e exemplos de boas práticas aplicáveis a diferentes segmentos.
OSBA Solar
A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta neste domingo (24), a partir das 11h, mais uma edição do projeto OSBA Solar. O concerto faz parte da série que leva apresentações matinais da Orquestra ao Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço localizado no bairro do Engenho Velho de Brotas. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e poderão ser adquiridos a partir desta quarta-feira (20), através da plataforma Sympla.
Neste concerto, a regência ficará por conta do maestro venezuelano Eduardo Salazar, com solo da mezzo-soprano ítalo-brasileira Luisa Francesconi. Entre os destaques do programa, estão a ‘Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92’, do compositor alemão Ludwig van Beethoven, ‘Folk Songs for Voice & Orchestra’, do italiano Luciano Berio, e ‘Alá (O Manto Branco de Oxalá na Festa do Bonfim)’, do baiano Paulo Costa Lima.
Descrita pelo compositor alemão Richard Wagner (1813-1883) como a “apoteose da dança”, a ‘Sétima’ de Beethoven é apontada pelo maestro Eduardo Salazar como “uma das obras mais vibrantes e celebradas da história da música sinfônica”, conquistando o público desde sua estreia, em 1813.
Sol, tempo seco e chuvas isoladas
O fim de semana na Bahia será marcado por contraste entre sol, tempo seco no interior e chuvas isoladas no Litoral. Enquanto Salvador e cidades da faixa costeira devem registrar instabilidades em alguns momentos, grande parte do estado terá dias de céu aberto e baixa umidade.
No sábado (23), a previsão é de chuvas rápidas e isoladas em toda a faixa litorânea, alternadas com períodos de sol. Nas demais regiões, o cenário segue estável, com céu claro e sol predominando. O tempo seco deve continuar no Centro-Oeste, a umidade relativa do ar se mantém abaixo de 25%, exigindo mais cuidados com a hidratação e atenção especial ao risco elevado de focos de incêndio.
Já no domingo (24), o tempo volta a ficar instável no Litoral. Em Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, há previsão de chuvas isoladas ao longo do dia. No interior, o cenário permanece estável, com sol forte e calor. No Centro-Oeste, o tempo permanece seco, mantendo o alerta para a população e para os órgãos de monitoramento ambiental.
Na segunda-feira (25), a previsão é de variação de nebulosidade com possibilidade de chuvas isoladas ao longo da faixa litorânea. Em Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, o tempo segue com céu parcialmente nublado e ocorrências de pancadas de chuva em pontos isolados.
“Tour da Fonte”
Moradores, turistas, torcedores e o público em geral poderão explorar de perto os bastidores da Casa de Apostas Arena Fonte Nova com o retorno do “Tour da Fonte”, projeto que oferece visitas guiadas em um dos maiores símbolos culturais e esportivos da Bahia. Na ocasião, será possível acessar espaços exclusivos e conhecer um pouco mais da história do estádio. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Esporte Clube Bahia.
O tour dá a oportunidade de percorrer pontos estratégicos como vestiário, sala de imprensa, camarotes, áreas VIPs, túnel de acesso e o campo, que já recebeu Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Copa América, grandes shows, entre outros momentos. Os visitantes também têm a opção de escolher o ingresso que inclui a visita ao Museu do Bahia, espaço que celebra a trajetória do Esquadrão com acervos exclusivos, troféus históricos, camisas icônicas e recursos interativos.
As visitas acontecem de quarta a domingo, com sessões às 10h e às 14h, mediante agendamento prévio. A venda de ingressos e a marcação de horários estão disponíveis no site oficial da Arena Fonte Nova, no site do Museu do Bahia ou de forma presencial na Arena.
Mais mulheres do que homens
As mulheres representavam 52,0% da população baiana em 2024. Em números absolutos, significa que somavam 7,715 milhões de pessoas. Enquanto no mesmo período o número de homens no estado se manteve estável quando comparado a 2023, em 7,115 milhões, o de mulheres cresceu 0,3% (mais 22 mil mulheres). Isto é, elas foram as únicas responsáveis por todo o crescimento populacional baiano, de um ano para outro. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) 2024, que o IBGE divulgou nesta sexta-feira (22). Os dados foram divulgados pelo IBGE.
Já quando comparado a 2012, quando representavam 51,3% da população, a participação feminina no total de habitantes da Bahia se ampliou, a reboque de um crescimento de 5,4% no número de mulheres no estado (mais 393 mil), mais do que o dobro do registrado entre os homens, cujo contingente cresceu 2,3% entre 2012 e 2024 (mais 163 mil).
Em 2024, a participação feminina na população baiana (52,0%) era maior do que no Brasil como um todo, onde as mulheres representavam 51,2% dos habitantes, e a 5ª maior entre as 27 unidades da Federação, abaixo de Rio de Janeiro (52,9%), Pernambuco (52,7%), Sergipe (52,3%) e Alagoas (52,2%). Frente a 2023, quando estava em 7º lugar, a Bahia subiu duas posições no ranking dos estados mais femininos. Em 2012, a Bahia ocupava a 8ª posição.