Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

24/10/2025 06h28

Foto: Divulgação

Shopping Paralela recebe Prêmio Coração do Bem pelo 3º ano

Pelo terceiro ano consecutivo, o Shopping Paralela recebe o Prêmio Coração do Bem, promovido pelo Hospital Martagão Gesteira, em reconhecimento ao apoio e parceria com a instituição. A homenagem integra o 3º Encontro Parceiros do Coração, realizado com mais de 160 empresas, instituições e organizações apoiadoras do hospital pediátrico do Norte/Nordeste.

Durante o evento, o Martagão entregou o troféu simbólico de agradecimento às entidades que contribuem para a manutenção e fortalecimento das ações de saúde oferecidas a crianças e adolescentes de toda a Bahia entre outubro de 2024 e setembro de 2025.

Com atendimento em 27 especialidades médicas, incluindo oncologia, neurologia e cardiologia, o Martagão Gesteira é referência no Norte e Nordeste. Em dezembro de 2024, o hospital foi acreditado com o Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento que atesta a qualidade e segurança da assistência prestada.

Motoristas de ônibus

A Viação Águia Branca anunciou a abertura de 40 vagas temporárias para motoristas de ônibus na Bahia. As contratações serão em regime CLT por três meses, com início previsto para dezembro. O salário é de R$ 2.721,77.

As oportunidades são destinadas à região de Itabuna, com atuação em linhas municipais e interestaduais.

As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente online (clique aqui para acessar link)

As vagas são temporárias, mas a abertura pode representar oportunidade de efetivação, dependendo do desempenho e da necessidade da empresa.

Revendedoras para o programa Gás do Povo

A Caixa Econômica Federal iniciou a etapa de adesão das revendedoras de gás de cozinha (GLP) ao novo programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal que vai garantir a gratuidade na recarga de botijões para famílias de baixa renda. Cerca de 60 mil empresas em todo o país podem se cadastrar para participar do programa.

O credenciamento é voluntário e pode ser feito pelo site gasdopovo.caixa.gov.br. Para participar, a empresa precisa estar autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e em situação regular junto à Receita Federal.

A Caixa será responsável pela operação do programa, incluindo a adesão das revendedoras e a distribuição do benefício às famílias selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O pagamento será feito de forma eletrônica, no momento da compra, diretamente nas revendas habilitadas - sem intermediários.

Mais informações sobre o credenciamento estão disponíveis no site

Projeto Pequeno Cidadão

O SAC Candeias realiza um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes até 17 anos nesta sexta-feira (24), das 7h às 13h. O serviço oferecido é somente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) e a ação faz parte do Projeto Pequeno Cidadão.

O atendimento, em um ambiente lúdico e preparado para o público infantil, será por agendamento prévio, que deve ser feito pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento original. Caso a certidão esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão.

TCA de Perto – Obra

O Teatro Castro Alves, em Salvador, volta a receber o público para um passeio inédito pelas obras de sua terceira etapa de reforma, nesta sexta-feira (24). O programa “TCA de Perto – Obra” oferece visitas educativas que apresentam de perto o processo de modernização de um dos maiores símbolos da cultura baiana.

As visitas são gratuitas, voltadas a estudantes, artistas, pesquisadores e interessados em conhecer os bastidores do projeto. Elas acontecem quinzenalmente às sextas-feiras, com duração de 90 minutos, e grupos limitados a 15 pessoas.

A entrada é feita exclusivamente pela Travessa Corneta Lopes, ao lado da Igreja Batista Sião, e não será permitida após o horário marcado. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pelo Sympla.

Por questões de segurança, é obrigatório o uso de calçado fechado e antiderrapante, além de calça comprida. O teatro fornecerá capacete e máscara, que devem ser usados durante todo o percurso. Não há estacionamento disponível, e a recomendação é utilizar transporte público ou por aplicativo.

Zonas de restrição de circulação do Carnaval

Moradores de aproximadamente 92% dos cerca de 33 mil imóveis localizados nas zonas de restrição de circulação do Carnaval de Salvador ainda não realizaram o credenciamento obrigatório de veículos, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). O prazo para solicitar as credenciais online termina no próximo dia 23 de novembro.

Desde o início do processo, em 1º de setembro, apenas residentes de cerca de 2,6 mil imóveis confirmaram ou cadastraram ao menos um veículo. Cada imóvel pode receber até duas credenciais, que garantem o acesso autorizado durante os bloqueios no Carnaval. O pedido deve ser feito no site oficial da Transalvador, clicando no ícone “Carnaval 2026” na página inicial.

Para quem ainda não tem cadastro, o processo é simples: é necessário informar dados como número do IPTU, CPF do proprietário, e-mail, além das informações do veículo (Renavam e placa). Após o cadastro, o adesivo será entregue em casa, desde que feito até 23 de novembro.

Roteiros turísticos

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) lançou em Salvador, novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros turísticos das 13 zonas do estado. Os segmentos contemplados incluem turismo comunitário, ecológico, gastronômico, religioso, entre outros. O evento, realizado na sede da Setur, na Avenida Tancredo Neves, reuniu cerca de 50 agências de viagens, que agora poderão montar pacotes com essas novas opções para os destinos baianos.

A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo estadual, com foco no fortalecimento do setor por meio da valorização de vivências autênticas, cultura local, gastronomia e contato com a natureza. Municípios como Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se tanto como destinos consolidados com novidades, quanto como locais a serem descobertos pelos visitantes.

Nova lei dos estrangeiros afeta brasileiros em Portugal

As alterações da Lei dos Estrangeiros de Portugal, com as regras de autorização para entrada, permanência e residência de cidadãos não europeus, já entraram em vigor. O decreto de regulamentação, assinado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, alterou a lei portuguesa n.º 23 de 2007.

A comunidade brasileira em Portugal deve ser diretamente impactada pelas novas medidas, que, entre outros pontos, tornam mais rigoroso o processo de aquisição de vistos de residência, trabalho ou estudo e alteram o processo de solicitação de nacionalidade portuguesa.

Os brasileiros representam a principal comunidade estrangeira residente em Portugal (31,4% do total), de acordo com dados de 2024 da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima) portuguesa. Estimativas do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil apontam que cerca de 513 mil brasileiros viviam em Portugal, no ano de 2023.

Os trabalhadores brasileiros que residem legalmente no país por já cumprirem os requisitos de salário e qualificação profissional terão 180 dias (a contar da data de entrada em vigor da nova lei) para que possam se adaptar à nova lei. O objetivo é que o residente estrangeiro entre com pedido de conversão de seu título de residência comum para o de trabalho altamente qualificado.