Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Mix de Notas

Um pouquinho de tudo

E mais algumas curiosidades e dicas

25/10/2025 06h28

Foto: Divulgação

Censo Demográfico 2022: Etnias e línguas indígenas

Dados do Censo Demográfico 2022 mostram a existência de 391 etnias, povos ou grupos indígenas no Brasil. Do total da população indígena em 2022 (1.694.836 pessoas), 74,51% declararam etnia, sendo as etnias mais populosas Tikúna (74.061), Kokama (64.327) e Makuxí (53.446). No Censo de 2010, havia um total de 896.917 indígenas e 305 diferentes etnias.

O Censo identificou 295 línguas indígenas, com 474.856 falantes de dois anos ou mais de idade. As três línguas com maior número de falantes são: Tikúna (51.978), Guarani Kaiowá (38.658) e Guajajara (29.212), mas a pesquisa captou línguas faladas por grupos menores e até por uma única pessoa. Em 2010, foram identificadas 274 línguas entre os indígenas de cinco anos ou mais.

Entre 2010 e 2022, houve um aumento de falantes de língua indígena entre as pessoas indígenas de cinco anos, passando de 293.853 para 433.980 falantes. Contudo, percentualmente ocorreu uma redução no período: passando de 37,35% para 28,51%. Por outro lado, dentro de Terra Indígena, o peso de falantes de língua indígena se ampliou, passando de 57,35%, em 2010, para 63,22%, em 2022.

Estas informações fazem parte do Censo Demográfico 2022: Etnias e línguas indígenas - Principais características sociodemográficas - Resultados do universo.

“O Adeus em Música” 

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) realiza, neste domingo (26), a partir das 11h, um concerto gratuito no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Colégio Antônio Vieira, no bairro do Garcia. Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a apresentação leva o título “O Adeus em Música” e traz a interpretação da Nona Sinfonia, última obra concluída do compositor Gustav Mahler (1860–1911).

A entrada é limitada à capacidade do local, que abrirá às 10h30. O espaço conta com estacionamento gratuito, sujeito à disponibilidade. O concerto integra a Série Manuel Inácio da Costa, iniciativa que leva a OSBA a se apresentar em igrejas de Salvador, ampliando o acesso à música erudita.

Composta entre 1908 e 1909, a Sinfonia nº 9 é considerada uma das obras mais emocionais de Mahler, marcada por um profundo sentimento de despedida. O compositor austríaco vivia um momento de fragilidade física e emocional após a morte da filha Maria, de quatro anos, e já enfrentava problemas cardíacos.

A obra, vista como um testamento musical, reflete o fim de uma era e antecipa as transformações que a Europa enfrentaria com a Primeira Guerra Mundial. A estreia da sinfonia ocorreu em 1912, um ano após a morte de Mahler.

Suzano abre inscrições para Programa de Estágio Superior 2026

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, está com as inscrições abertas para o seu programa de Estágio Superior 2026. São mais de 100 vagas abertas, disponíveis nos estados de São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia, Espírito Santo e Ceará. Para participar do processo de seleção, os candidatos e candidatas precisam estar cursando o ensino superior e ter a formação prevista entre julho de 2027 e dezembro de 2028.

O processo de seleção é 100% online e conta com etapas de aderência de fit cultural – avaliação do perfil do(a) candidato(a) com a cultura da empresa, desafios, além de entrevistas com a liderança da Suzano. O resultado do processo seletivo será divulgado em dezembro de 2025, com previsão de início das atividades para fevereiro de 2026.

As inscrições estão abertas até dia 27 de novembro e devem ser feitas pelo site: https://www.suzano.com.br/trabalhe-conosco/estagio

Pocket Show especial de Halloween

O clima de mistério e diversão vai tomar conta do Shopping Bela Vista no domingo (26), com um Pocket Show especial de Halloween a partir das 15h, na Praça de Alimentação, no piso L2. A atração gratuita promete entreter crianças e famílias com música, dança e brincadeiras em uma tarde de fantasia e alegria.

O espetáculo contará com a presença de personagens populares como Wandinha Addams, Coringa, um palhaço inspirado no filme It – A Coisa, além de uma bruxa e um vampiro, que vão interagir com o público em um show cheio de surpresas.

Cinema Inflável chega a São Sebastião do Passé

Em temporada no interior da Bahia, o Cinema Inflável chega a São Sebastião do Passé nesta semana, nos dias 25 e 26 de outubro. O evento, que conta com uma tela inflável de 10 x 6 metros, distribuição de pipoca e capacidade de até 800 pessoas por sessão, terá sessões gratuitas e ao ar livre dos filmes  “Encanto”, “Ratatouille” e “Saneamento Básico – O Filme”. As exibições serão realizadas no Centro de Abastecimento. A iniciativa, que também leva às cidades atividades culturais e recreação infantil, busca tornar a experiência de ir ao cinema mais acessível e fazer com que o público se apaixone ainda mais pela sétima arte.

Caça Asteroides MCTI

O adolescente Rafael Sousa Silva, 14 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral João Vilas Boas, no município baiano de Livramento de Nossa Senhora, recebeu o prêmio dado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) por sua participação no Caça Asteroides MCTI.  Acompanhado de sua mãe, Patrícia Moraes, ele viajou até Brasília-DF para receber a medalha.

Realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Internacional Astronomical Search Collaboration (IASC), o programa busca incentivar jovens talentos a identificar e catalogar corpos celestes próximos da Terra, com o objetivo de estimular o interesse pela Astronomia e pelas Ciências Espaciais.

“Floresta dos Mistérios” chega a Salvador

Neste sábado e domingo (25 e 26), a capital baiana recebe, na Caixa Cultural, o espetáculo musical “Floresta dos Mistérios”, uma produção lúdica que mistura folclore, aventura e representatividade, com sessões acessíveis a pessoas com deficiência.

Serão quatro apresentações, duas no sábado e duas no domingo, sempre às 15h e 17h, com tradução em Libras e audiodescrição, reforçando o compromisso do projeto com a inclusão.

A peça conta a história de Bel, Rafa e Duda, três crianças que se juntam a seres mitológicos das florestas como o Saci, a Iara e o Boitatá na tentativa de salvar uma floresta inteira prestes a ser derrubada para dar lugar a uma fábrica de celulares. Juntos, enfrentarão os planos da malvada prefeita Luci Fernandes e de seu atrapalhado assistente Romildo. Os habitantes da mata, no entanto, estão prontos para resistir.

Com texto e direção de Márcio Araújo, um dos criadores do programa infantil Cocoricó, o espetáculo ganha vida por meio de 20 bonecos de diferentes tamanhos, criados pelo artista Márcio Pontes.

Os ingressos estarão disponíveis na plataforma Sympla a partir do dia 21 de outubro, às 12h, com preços a partir de R$ 10.