06/12/2025 06h30
Foto: Divulgação
Nova Orla de Pituaçu será inaugurada
A Prefeitura de Salvador inaugura a Nova Orla de Pituaçu neste sábado (6), a partir das 9h, com caminhada de autoridades e uma programação cultural que apresenta as novidades do trecho, incluindo o Palco Nelson Rufino, novos quiosques e áreas esportivas. A banda Filhos de Jorge fará um show em trio pranchão, saindo de Patamares em direção à Boca do Rio.
A programação inclui a tradicional lavagem da passarela em frente ao Parque de Pituaçu, realizada por baianas da ABAM, e a entrega de uma estátua em tamanho real de Nelson Rufino, produzida pelo artista plástico Francisco de Assis, o mesmo responsável pelas esculturas de Gilberto Gil e Preta Gil.
O evento terá ainda atividades esportivas do programa Orla em Movimento, com aulas de fit dance, beach tennis, surf e kitesurf.
Conduzido pelo grupo Orla Brasil, o projeto contempla 25 quiosques, beach clubs nas praias do Corsário, Pituaçu e Patamares e o Palco Nelson Rufino, que terá programação diária de samba, das 16h às 20h. Com 3,5 km de extensão, a nova orla reúne 32 equipamentos destinados a gastronomia, lazer e convivência.
Turnê “Simone”
Simone volta a Salvador no dia 7 de dezembro com a turnê “Simone”, que será apresentada na Concha Acústica do TCA, às 19h. A apresentação integra a homenagem que a artista baiana recebe no 23º Festival de Música da Rádio Educadora FM.
Após celebrar 50 anos de carreira com a turnê “Tô Voltando”, que passou por mais de 40 cidades, a cantora inaugura uma nova fase no palco, trazendo um repertório que combina sucessos consagrados, músicas mais recentes e algumas escolhas especiais preparadas para este novo roteiro. A direção geral é assinada pela própria Simone.
A direção artística do show fica a cargo da cantora, compositora e instrumentista Ana Costa, que também integra a banda tocando violão e cavaquinho. Ela divide o palco com Filipe Coimbra (guitarra), Fábio Sá (baixo), Chico Lira (teclados), Vitor Cabral (bateria) e André Siqueira (percussão).
O cenário é assinado por Zé Carratu, com direção visual de Adriana Jorge e projeto de luz desenvolvido por Julien Katona.
Os ingressos estão disponíveis pelo Sympla.
Arborizar dez cidades baianas
A Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri) e a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) firmaram uma parceria para arborizar dez cidades baianas com espécies nativas, frutíferas e madeireiras. O projeto começa em 2026 por Barreiras, no oeste do estado, que receberá mil mudas da Caatinga e do Cerrado.
Durante a Fenagro, seis mudas foram plantadas simbolicamente no Parque de Exposições, representando as 200 doadas pela Abaf para a arborização do espaço.
O projeto segue o conceito de “arborização funcional”, que prioriza benefícios ambientais e climáticos. As espécies nativas — mais resistentes ao clima local — ajudam a reduzir temperaturas, filtrar poluentes, aumentar a umidade, oferecer sombra e atrair fauna, conectando áreas urbanas a corredores verdes.
Livro “Praia do Forte – terramar”
O fotógrafo baiano Eduardo Moody lança neste sábado (6), às 17h30, no Projeto Tamar, o livro “Praia do Forte – terrAmar”. A obra reúne imagens que destacam a biodiversidade, a arquitetura, os personagens e as tradições da comunidade local, incluindo registros da vila de pescadores e de patrimônios materiais e imateriais. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Com curadoria da artista visual e pesquisadora Andréa Beraldo, o livro apresenta fotografias aéreas, cenas do cotidiano e detalhes que compõem o olhar de Moody, artista premiado internacionalmente e que vive há 25 anos em Praia do Forte. Suas obras já integraram exposições no Brasil e no exterior e compõem acervos públicos.
O Projeto Tamar foi escolhido como local de lançamento por garantir acesso gratuito à comunidade. Além disso, 20 imagens do livro terão faixas de audiodescrição, gravadas na voz do próprio Moody, e disponibilizadas no hotsite oficial do projeto. O evento contará com intérprete de Libras durante toda a programação.
Programação especial
O restaurante Casarìa, instalado no Palacete Tirachapéu, conta com uma programação especial para as manhãs deste fim de semana. Além do café inspirado em piqueniques e sabores da roça, o espaço receberá as crianças com sessões de contação de histórias neste sábado (6) e domingo (7), criando um ambiente lúdico para famílias que buscam começar o dia com calma e atividades culturais.
Comandado pela chef Preta, o café da manhã inclui um bufê regional com itens como banana-da-terra, aipim cozido, milho verde, cuscuz, mingau, bolinhos de chuva e bolos tradicionais. Também é possível pedir ovos, tapiocas e omeletes feitos na hora. O serviço custa R$ 130.
A contação de histórias ocorre às 10h. Reservas podem ser feitas pelo telefone (71) 99308-8194.
Natal com segurança
O Natal Salvador 2025, que começa no Centro Histórico e segue até 6 de janeiro, contará com um esquema especial de segurança coordenado pela Prefeitura de Salvador em parceria com a SSP-BA. O planejamento integra tecnologia, controle de acessos e reforço de efetivo, garantindo proteção ao público durante toda a programação.
Entre as medidas estão: reconhecimento facial, revistas obrigatórias nos acessos, portais de monitoramento, câmeras distribuídas pelas ruas e praças, além de segurança privada. O sistema poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça, permitindo resposta rápida das equipes.
O 18º Batalhão da Polícia Militar contará com policiamento intensificado, abordagens e portais de revista, enquanto a Guarda Civil Municipal atuará com cerca de 80 agentes, oito viaturas e duas motos diariamente. A Polícia Civil terá delegado, investigador e 15 agentes de plantão, e a Transalvador cuidará do fechamento do trânsito e instalação de barreiras nas áreas de acesso.
Domingo Azul
O Cine Imperial do Shopping Center Lapa promove, no domingo (7), mais uma edição do Domingo Azul, com sessão de cinema adaptada especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Desta vez, o público poderá assistir ao filme Zootopia 2, às 13h30, em um ambiente preparado com luzes brandas, volume reduzido e maior liberdade de circulação.
Todos os participantes, incluindo acompanhantes, pagam meia-entrada mediante apresentação da carteirinha TEA, e os ingressos já podem ser adquiridos no site do cinema.
Vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório
A Secretaria da Saúde de Salvador iniciou a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório, principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês. O município recebeu três mil doses do imunizante, que serão distribuídas por todas as salas de vacinação da rede municipal. Podem receber a vacina todas as gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade materna. A aplicação é realizada em dose única a cada gestação.
A vacina apresenta 81,8% de eficácia na prevenção de quadros respiratórios graves causados pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida. Uma vez aplicada na gestante, a proteção é transferida ao bebê pela placenta, garantindo defesa imediata após o nascimento e reduzindo o risco de internações e complicações.