10/12/2025 06h29
Foto: GOVBA - Divulgação
Projeto Primeiro Emprego completa 10 anos
O Projeto Primeiro Emprego (PPE), do Governo da Bahia,completa uma década de atuação e consolida-se como uma das principais iniciativas de inclusão social e produtiva do Estado. Instituído em 10 de dezembro de 2015 pela Lei Estadual nº 13.459, o programa articula educação, trabalho e cidadania, ampliando oportunidades para a juventude baiana.
Ao longo de 10 anos, o PPE já beneficiou 23.500 egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e de programas de qualificação promovidos pelo Governo do Estado, alcançando mais de 215 municípios. Atualmente, o projeto mantém 3.522 contratos ativos distribuídos nos 27 territórios de identidade da Bahia, fortalecendo a interiorização das políticas de emprego e renda.
O programa garante aos beneficiários vínculos formais de trabalho por meio de carteira assinada, além de direitos como férias, auxílio-transporte, auxílio-alimentação e acesso opcional ao Planserv (plano de saúde). Os contratos têm duração inicial de um ano, com possibilidade de renovação por mais 12 meses.
O público atendido é composto, em sua maioria, por jovens de 16 a 29 anos (82,2%), com predominância de mulheres (75,1%) e de pessoas negras e pardas (85,2%), oriundas da escola pública e de comunidades periféricas e rurais, o que revela a inclusão social promovida pelo PPE, num compromisso do Governo da Bahia com a equidade, a redução das desigualdades sociais e a promoção de oportunidades para segmentos historicamente mais vulnerabilizados.
Ilka Santos de Carvalho recebe Medalha Thomé de Souza
A Câmara Municipal de Salvador realiza nesta quarta-feira (10) a sessão solene de entrega da Medalha Thomé de Souza à superintendente da Apae Salvador, Ilka Santos de Carvalho. A homenagem, considerada a mais alta honraria do Legislativo Municipal, foi proposta pelo vereador Cezar Leite. A cerimônia acontece às 9h, no auditório do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino.
Ilka Santos de Carvalho é considerada um dos nomes mais importantes na defesa dos direitos das pessoas com deficiência na Bahia. Sua relação com a causa começou após o nascimento da filha, Kátia Daltro, hoje com 57 anos. Ao buscar atendimento para a criança, encontrou na Apae Salvador o apoio necessário e decidiu se tornar voluntária, ainda na gestão de Genes Barbosa.
Desde então, ela assumiu a superintendência e conduziu uma transformação estrutural na entidade, ampliando serviços, qualificando a gestão e fortalecendo a atuação da rede apaeana no estado. Sob sua liderança, a instituição sediou eventos nacionais e internacionais voltados à disseminação de conhecimento sobre inclusão e saúde.
Patinetes elétricos
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), lançou a campanha de verão dos patinetes elétricos. A ação reforça as iniciativas de educação e fiscalização do modal durante a alta temporada.
A Jet, empresa responsável pelo serviço de patinetes compartilhados na capital baiana, anunciou a ampliação das equipes de fiscalização para garantir o uso adequado dos equipamentos.
Como parte da campanha, a Semob instalou placas de sinalização nos trechos de maior circulação do modal, com orientações sobre regras e áreas prioritárias. Ônibus que trafegam nessas regiões também passaram a exibir mensagens educativas.
A operação de verão inclui ainda a expansão das aulas da Escola de Condução Segura. Além da unidade fixa na Avenida Magalhães Neto, as atividades gratuitas serão realizadas em mais dois pontos — Ribeira e Farol da Barra — às sextas, sábados e domingos, durante toda a temporada.
130 vagas abertas no Nordeste
Empresas parceiras do Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) estão com mais de 130 vagas abertas no Nordeste, para contratação imediata. Para concorrer, os interessados precisam se inscrever no Coletivo Coca-Cola Jovem, curso online e gratuito que conecta os participantes diretamente às oportunidades. As inscrições podem ser feitas pelo site ou aplicativo do programa, disponível para Android e iOS.
Ao todo, são 57 vagas na Bahia, 25 em Pernambuco, 12 no Maranhão, 11 no Ceará, 6 em Sergipe, 6 na Paraíba, 5 em Alagoas e 2 no Piauí. As posições estão distribuídas entre empresas como Solar Coca-Cola, Cinemark, Ri Happy e PB Kids, entre outras. No Brasil, quase 1.490 vagas estão disponíveis em organizações parceiras.
Voltado para jovens de 16 a 29 anos que concluíram ou estão finalizando o ensino médio, o Coletivo Coca-Cola Jovem oferece 12 videoaulas rápidas sobre temas como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas e habilidades socioemocionais. Após concluir o curso, o participante passa a ter acesso a uma plataforma exclusiva com vagas de mais de 400 empresas.
Show intimista
O cantor e compositor Gilberto Gil anunciou a realização de um show intimista no dia 22 de dezembro, às 20h, em Salvador, com o objetivo de mobilizar doações para o Teatro Gamboa, um dos espaços culturais mais tradicionais da Bahia. O comunicado foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais do artista.
O evento, realizado em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), terá público reduzido — apenas 60 convidados — e será transmitido ao vivo pela TVE Bahia e TV Brasil, ampliando o alcance da campanha de arrecadação.
Fundado em 1974 pelo ator e diretor Eduardo Cabus, o Teatro Gamboa se consolidou como um dos principais polos de experimentação e circulação das artes cênicas na Bahia. Após a gestão de Perry Salles, o espaço passou, em 2007, a ser administrado pela Associação Grupo Estado Dramático, formada por artistas, produtores e técnicos que atuam em modelo de gestão coletiva.
O teatro ganhou novo fôlego em 2009, ao ser contemplado pelo Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, da Secretaria de Cultura do Estado.
Quadrilhas juninas de Salvador
As quadrilhas juninas de Salvador passam a ser oficialmente reconhecidas como cultura popular após a sanção da Lei nº 9.910/2025 pelo prefeito Bruno Reis. A norma, originada do Projeto de Lei nº 103/2024, de autoria do vereador Téo Senna, altera dispositivos da Lei nº 9.174/2016, responsável por instituir o Programa de Incentivo à Cultura Viva Cultura, ampliando o alcance da política pública.
Com a sanção, a participação das quadrilhas no Viva Cultura passa a ter respaldo legal, ampliando a segurança e a visibilidade para grupos que, ano após ano, movimentam os festejos de São João na capital. Para terem acesso ao programa, os grupos precisam estar registrados na Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), conforme determina a nova legislação.