09/07/2025 08h52
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A VLI Logística irá iniciar a operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C) na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale. Para isso, a companhia adquiriu 43 locomotivas e 1.040 vagões da mineradora por R$ 380 milhões, além das sete locomotivas da Wabtec Corporation, com fábrica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por R$ 150 milhões, em setembro do ano passado.
Ainda estão previstos aportes de R$ 70 milhões para adequações das instalações utilizadas no transporte de carga geral e a contratação de mais de 700 pessoas em Minas Gerais e no Espírito Santo. Com isso, a nova operação da VLI na EFVM resultará em investimentos da ordem de R$ 600 milhões.
As 50 locomotivas vão operar o primeiro Acordo de Transporte Ferroviário (ATF) feito dentro do País. A VLI recebeu o registro da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para operar como ATF-C no início deste ano. A classificação permite à empresa negociar com outros players do mercado o acesso compartilhado de trechos ferroviários para transporte de suas cargas, por meio de contrato operacional específicos (COEs).
A operação foi autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a estimativa é de que a estruturação completa ocorra até o segundo semestre de 2026. A aquisição dos equipamentos faz parte do plano da companhia de logística de expandir sua atuação na EFVM, por meio do corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A VLI transporta cerca de 22 milhões de toneladas de carga na EFVM por ano.
O corredor Leste da FCA tem origem no Triângulo Mineiro e destino até Sete Lagoas, na região Central do Estado, e, até então, seguia por direito de passagem ferroviária pela EFVM até o Porto de Tubarão, em Vitória (ES). O transporte de carga era realizado por locomotivas e maquinistas da Vale ao longo da EFVM, em fluxos com origem e destino no porto capixaba.
Com o Acordo de Transporte Ferroviário com a Vale, profissionais e material rodante da VLI poderão prestar diretamente o serviço para carga geral ao longo da EFVM.
Somente o corredor Leste da FCA tem investimentos previstos de R$ 10 bilhões com a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. A proposta da VLI pela renovação antecipada da FCA foi recentemente aceita pelo Ministério dos Transportes.
“A VLI está atenta a oportunidades advindas de novos modelos operacionais e regulatórios em nome de um atendimento cada vez mais diferenciado aos clientes da companhia”, declarou o CEO da companhia, Fábio Marchiori. “A operação como ATF-C nos propiciará mais autonomia na programação de composições e redução de tempos de parada para troca de equipes e maquinários para transporte de carga”, completa.
O diretor da EFVM, João Falcão, explica que o acordo não altera obrigações contratuais da Vale como concessionária da ferrovia, especialmente responsabilidades financeiras, investimentos, prestação de informação e manutenção da infraestrutura, assim como o transporte de passageiros, de cargas gerais e minério de ferro. “Mantemos nosso compromisso com nossos empregados e com a sociedade”, afirma.
Fonte: Diário do Comércio