30/09/2025 07h31
Foto: DNIT - Divulgação
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) entregou nesta segunda-feira (29) a nova Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) no município de Envira, no Amazonas.
Participaram do evento de inauguração, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Edme Tavares; o diretor-geral da ANTT, Frederico Dias; o superintendente do DNIT no Amazonas, Orlando Fanaia; o diretor do Departamento de Gestão Hidroviária do MPor, Eliezé Bulhões de Carvalho e autoridades do Governo Federal, estadual e municipal.
A obra que promete transformar a mobilidade e a logística da região tem investimento do Governo Federal de R$ 37,7 milhões. O novo terminal foi construído às margens do Rio Tarauacá e representa um avanço estratégico para uma cidade que depende quase exclusivamente do transporte fluvial.
Foto: DNIT - Divulgação
O terminal conta com área para embarque e desembarque de passageiros, guarita para controle de acesso de veículos leves e pesados, armazém de cargas e uma fábrica de gelo com câmara frigorífica, voltada para atender a produção pesqueira. Também foram incluídos uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), reservatório elevado, rampa em concreto armado de 12,50 metros de largura por 116 metros de comprimento, que permite o acesso seguro às embarcações em diferentes níveis do rio. A ponte móvel metálica, com 6,43 metros de largura por 20 metros de comprimento, conecta a rampa ao cais flutuante de 50,40 metros, garantindo flexibilidade e operação contínua mesmo em períodos de cheia ou vazante.
“O Porto de Envira é um instrumento de transformação social e econômica. Com esta obra, garantimos mobilidade com segurança, facilitamos o escoamento da produção local, fortalecemos o comércio e aproximamos comunidades. É um investimento que melhora a vida das pessoas hoje e prepara Envira para um futuro de mais oportunidades e desenvolvimento”, afirmou diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Edme Tavares.
Com a entrega da IP4, Envira passa a contar com uma estrutura que melhora o transporte fluvial, organiza o abastecimento e amplia o acesso a serviços essenciais. O terminal fortalece as atividades econômicas do município e atende às necessidades reais da população.